Votação vai decidir quem são os Patronos da JMJ 2023 na diocese do Porto

No âmbito da organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, na diocese do Porto, o Comité Organizador Diocesano (COD) propõe uma votação online com três nomes: o Venerável padre Américo, a Beata Maria Droste e o Beato Inácio de Azevedo.

Neste mês de março o Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto da Jornada Mundial da Juventude propõe uma votação online para escolher o Patrono da JMJ 2023 na diocese do Porto. Uma iniciativa que já é habitual noutras edições e que pretende colocar o evento, sua organização e participação, sob a proteção de um santo ou beato com um significado relevante para a diocese.

O COD propõe o Venerável padre Américo, a Beata Maria Droste e o Beato Inácio de Azevedo. Publicamos curtas biografias de cada um deles para apreciação e votação através deste link: https://forms.gle/jx8CfpgjejwgwkiH9

O Venerável padre Américo, conhecido por Pai Américo, é uma figura cimeira da Igreja em Portugal no século XX. Foi um grande educador português, gigante da caridade, místico do nosso tempo, artista da palavra e precursor do II Concílio do Vaticano.

Fundador da Obra de Rua (Casas do Gaiato), Obra de Rapazes, para Rapazes, pelos Rapazes.

A Obra da Rua cresceu, sendo uma Obra eminentemente social e familiar, e Padre Américo escreveu assim: Em nome de Deus quero solenemente declarar hoje, aos amigos da Obra, que ela foi criada e lançada para amparar dignamente o Filho da Família Pobre. Na missão sublime de educar, Pai Américo deixou uma bela confidência: Há um segredo divino no meu palmilhar de cada dia, que me não deixa cair no chão: eu desejo encontrar na Eternidade, sentados à direita do Pai Celeste, todos aqueles garotos que me passam pela mão. (fonte: Voz Portucalense – Jornal Diocesano)

Beata Maria Droste Zu Vishering, nome de batismo de uma Condessa Alemã que aos 25 anos iniciou a sua vida religiosa, na Congregação do Bom Pastor, aí conhecida por Ir. Maria do Divino Coração. Missionária, enviada para Portugal em 1894. Permaneceu algum tempo em Lisboa, na Graça, tendo sido depois nomeada Superiora da casa do Bom Pastor, no Porto. Dotada de grande delicadeza de coração e vibrante, distingue-se por uma bondade, e generosidade em tudo o que empreende. No meio de uma dolorosíssima doença com que o Senhor a experimentou, sofrendo alegremente, vivia só para Deus e para os irmãos. Confidente do Coração de Jesus, foi por Ele encarregada de promover a Consagração do Género Humano ao Seu Divino Coração. Para o efeito escreveu ao Papa Leão XIII, que concretizou essa consagração. Cumprida a sua Missão, no dia 8 de Junho de 1899, repousou para sempre n’Aquele Coração que escolheu como morada. Ela tem sido objeto da veneração dos fiéis que, por seu intermédio, têm obtido inúmeros favores. A Autoridade Eclesiástica introduziu a sua Causa, culminada com a Beatificação no ano santo de 1975. (fonte http://mariadroste.pt/ – site da Fundação)

Inácio de Azevedo, também conhecido como Beato Inácio de Azevedo (Porto, 1527 — Oceano Atlântico, 1570) foi um padre português da Companhia de Jesus. Era filho de D. Emanuel e Dna. Violante, descendentes de famílias da nobreza portuguesa. Em 1548, após um retiro em Coimbra, fez opção pela vida religiosa, ingressando na Companhia de Jesus, onde se distinguiu. Foi nomeado como reitor do Colégio Santo António em Lisboa, antes mesmo de concluir o curso de Teologia: tinha então apenas vinte e seis anos de idade. No ano de 1565, São Francisco Borja, confiou-lhe a inspeção das Missões das Índias e do Brasil, tarefa que lhe consumiu cerca de três anos. Em seu relatório, pediu recursos humanos, tendo o santo lhe ordenado que recrutasse, em Portugal e Espanha, elementos para o Brasil. Após cinco meses de intensos preparativos religiosos, a 5 de junho de 1570, Inácio e mais 39 companheiros partiram a bordo do navio mercante São Tiago. Durante a viagem, enquanto passava junto às Ilhas Canárias, a embarcação em que viajava foi capturada pelo pirata Huguenote Jacques Soria, sendo o grupo martirizado na ocasião. Os Quarenta Mártires do Brasil foram beatificados pelo Papa Pio IX em 11 de maio de 1854. (fonte https://pontosj.pt/martiresdobrasil/bibliografia/ – livro)