À atenção de MECs (atuais e futuros) e Acólitos

Formação: urgência e emergência

Instrumentum Laboris, que no próximo mês de outubro vai guiar os debates do Sínodo dos Bispos, valoriza particularmente a necessidade de formação: «Precisamos de formação integral, inicial e permanente, para todos os membros do Povo de Deus. Nenhum Batizado se pode sentir alheio a esse compromisso e, portanto, é necessário estruturar propostas adequadas de formação…» (n. 59).

Na Diocese do Porto, há muito que esta convicção levou a elaborar propostas sérias e articuladas de formação nas mais diversas áreas do saber teológico e do agir pastoral. Aí está o Centro de Cultura Católica (C.C.C.) a comprová-lo. Infelizmente, pelas mais variadas razões, a procura desta formação tem abrandado, com prejuízo das pessoas e das comunidades e empobrecimento da presença e ação dos cristãos e da Igreja nos mais variados contextos.

Pensando em tornar realidade a aposta em Ministérios Laicais instituídos, numa Igreja que é toda ministerial, recomendamos a inscrição da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e no Curso Básico de Teologia, as propostas mais articuladas do C.C.C.

1. Novos Ministros Extraordinários da Comunhão [=MECs]

Na Casa Diocesana – Seminário de Vilar, vai decorrer nos dias 8 de julho, das 9:30 h às 12:30 h e das 14:30 h às ­17:30 h e 15 de julho, das 9:30 h às 12:30 h o curso de preparação para os novos MECs.

Estão inscritos todos e apenas os candidatos propostos pelos párocos e outros responsáveis pastorais das comunidades, em requerimento dirigido ao Bispo do Porto e submetido ao SDL. Não há candidatos autopropostos. Trata-se de um serviço e não de uma promoção ou afirmação pessoal. A frequência destas formações é requisito indispensável para a posterior investidura.

São principalmente três os conteúdos desta formação inicial: 1) A Eucaristia celebrada como fonte e horizonte da identidade e missão dos MECs; 2) A Eucaristia na fé da Igreja: para um serviço convicto e esclarecido; 3) Identidade e missão dos MECs numa Igreja ministerial. A cada um desses temas será dedicada ou uma manhã ou uma tarde.

Os participantes de anos sucessivos têm reconhecido a insuficiência desta proposta. O SDL, porém, tem resistido a ampliá-la ao constatar que há sempre candidatos com dificuldade em flexibilizar os seus compromissos habituais para nela participarem. Também aqui “o ótimo é inimigo do bom”, como diz o conhecido adágio. Contentemo-nos com o bom!

Informamos os interessados – sobretudo os que vêm de mais longe – que aos sábados não funciona o habitual serviço de refeições do «Cantinho de Vilar». Deverão, por isso, procurar alternativas no dia 8 de julho. Haverá um intervalo de 2 horas para o almoço.

1. MECs e Acólitos nas pré-jornadas da Juventude

O Secretariado Diocesano de Liturgia faz apelo aos Ministros Extraordinários da Comunhão para que participem e prestem o seu serviço litúrgico na Eucaristia final dos Dias na Diocese, no dia 29 de julho, no Queimódromo (junto ao Parque da Cidade do Porto).

Com o Serviço Diocesano de Acólitos desafiamos também os acólitos da Diocese do Porto a participarem, de túnica e cíngulo, nessa celebração solene em que juntaremos milhares de pessoas (sem limite de idade) para um acontecimento único no Porto. Os acólitos com a alvura das suas túnicas e a alegria da sua juventude são convidados a dizerem “presente!”, dando o seu valioso contributo para a dignidade e beleza de uma celebração memorável.

Deixámos abaixo a ligação para um formulário de inscrição que tanto os MECs como os Acólitos devem preencher: https://forms.gle/Q5DFz6kf4uvHLFv37.

As inscrições terminam no próximo dia 9 de julho, domingo.