Auditório D. Júlio Tavares Rebimbas: homenagem no centenário

Na passada sexta-feira dia 21 de janeiro D. Júlio Tavares Rebimbas teria completado 100 anos de idade. A diocese do Porto quis prestar homenagem àquele que foi seu antigo bispo entre 1982 e 1997.

Uma das grandes obras de D. Júlio na diocese do Porto foi a Casa Diocesana de Vilar. A a partir de agora o grande auditório daquela estrutura diocesana de tanto relevo tem o seu nome. Esta foi uma das suas grandes obras durante o seu serviço pastoral na diocese do Porto, tendo sido inaugurada a 1 de julho de 1995.

Na manhã de dia 21 foi celebrada uma Missa, no Auditório D. Júlio Tavares Rebimbas, presidida por D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto. Na sua homilia assinalou não ter conhecido muito diretamente D. Júlio, mas recordou que foi um bispo marcante para a diocese do Porto e que está bem presente na memória daqueles que com ele privaram.

“Qualquer um dos presentes, ou a maioria dos presentes, nomeadamente os senhores bispos que tiveram a gentileza de nos acompanhar, poderiam fazê-lo melhor com mais direto conhecimento de causa porque lidaram com ele e com os sacerdotes acontece algo similar” – referiu o bispo auxiliar do Porto.

“D. Júlio, sucessor dos Apóstolos, faz parte dos que foram chamados porque Deus quis e ele aceitou” – afirmou D. Pio Alves sublinhando a “enorme generosidade” e “enorme disponibilidade para servir” que eram caraterísticas de D. Júlio Tavares Rebimbas.

“Damos graças a Deus pela sua vida de entrega ao próximo no serviço à Igreja” – disse.

Após a Eucaristia foi descerrada uma placa no grande auditório de Vilar atribuindo o nome do antigo bispo do Porto àquele espaço.

Nascido em Bunheiro, na Murtosa, no distrito de Aveiro, em 1922, D. Júlio Tavares Rebimbas foi bispo do Porto entre 1982 e 1997. A sua ordenação sacerdotal foi em 1945 e aquela episcopal em 1965. Foi bispo do Algarve entre 1966 e 1972 e bispo auxiliar de Lisboa entre 1972 e 1977. Foi o primeiro bispo de Viana do Castelo.

Sucedendo a D. António Ferreira Gomes, D. Júlio Tavares Rebimbas iniciou o serviço pastoral na diocese do Porto a 2 de maio de 1982 tendo recebido logo no dia 15 de maio o Papa S. João Paulo II no Porto. Recebeu a Medalha de Honra da Câmara Municipal do Porto em maio de 1997. Resignou nesse mesmo ano, tendo-lhe sucedido D. Armindo Lopes Coelho. D. Júlio Tavares Rebimbas faleceu a 6 de dezembro de 2010.

RS