D. Vitorino Soares celebrou Crisma em Paris

O bispo auxiliar do Porto esteve na paróquia portuguesa do Sagrado Coração de Jesus de Gentilly

O sacramento da Confirmação dos jovens da paróquia portuguesa do Sagrado Coração de Jesus de Gentilly, em Paris, França, foi presidida por D. Vitorino José Pereira Soares tendo como pároco o padre Leandro Garcês.

A chegada do verão é sempre marcada por todo o tipo de festividades. Com as férias a raiar no horizonte, este é um tempo de balanços, um tempo para rematar percursos e projetar-se!

Com efeito, nada acaba, a vida é um eterno recomeçar. A Confirmação é isso mesmo: é a coroação do longo caminho de iniciação cristã e, simultaneamente, um envio.

Foi com espírito festivo que a paróquia portuguesa do Sagrado Coração de Jesus de Gentilly (diocese de Paris, França) organizou, nos dias 17 e 18 de Junho de 2023, a Confirmação de 42 dos seus jovens.

Para tal, contou com a presença especial de D. Vitorino José Pereira Soares, bispo auxiliar do Porto. Tal visita teve várias dimensões e serviu para reafirmar a ligação umbilical da referida comunidade com a Igreja portuguesa e com Portugal.

Os confirmandos tiveram a alegria de partilhar, no primeiro desses dois dias, um momento profícuo de diálogo com o Sr. Bispo, o mesmo sucedendo, subsequentemente, com os jovens (os mesmos e outros) atores das próximas jornadas mundiais da juventude, a realizar em Lisboa. O dia terminou com um jantar aberto à comunidade no salão paroquial, o qual desembocou num autêntico convívio fraterno.

Tal espírito festivo culminou, no dia seguinte, com a unção dos referidos 42 jovens das mãos de D. Vitorino José Pereira Soares, os quais receberam assim o Sacramento da Confirmação. Assumiram assim livremente, e na presença de numerosos outros membros da comunidade, a obrigação de “difundir e defender a fé através de palavras e atos, como verdadeiras testemunhas de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica, 1285).

Difundir a Boa Nova, ser sal da terra e luz do mundo é a missão que incumbe a cada cristão, não apenas aos confirmados do dia, mas a todos os membros da comunidade. Somos Igreja!

(inf: Hélder Tavares)