Em Santo Tirso os corações vibraram e há pés ao caminho

Neste domingo, 22 de Outubro de 2023, Dia Mundial das Missões, o Santuário da Senhora da Assunção, no Monte Córdova, em Santo Tirso, encheu-se de corações vibrantes e entusiasmados para celebrarem com Dom Manuel Linda esta dimensão fundamental do discípulo de Cristo: ser missionário/a.

Esta celebração foi, por um lado, o encerramento de uma semana missionária na vigararia com o tema “Corações ardentes Pés ao Caminho” (Lc 24, 13-35) e, por outro lado, quer ser o ponto de partida para paróquias mais conscientes e disponíveis para a missão, para a participação de todos, enfim, para uma comunhão alegre em Igreja.

As paróquias da vigararia de Santo Tirso estão de parabéns na pessoa dos seus membros, párocos e leigos, que num trabalho conjunto procuraram fazer desta semana um momento forte de Oração, de Formação para todos os agentes pastorais, de encontro com os mais débeis e doentes. Foi um momento importante de saída, indo ao encontro das várias instituições e escolas da vigararia. Para as catequeses prepararam-se mensagens fortes de abertura às diversas culturas e tradições que caracterizam os cinco continentes desta casa comum que é o nosso planeta e onde todos sentimos tanto a necessidade de pessoas de boa vontade que testemunhem e anunciem a fraternidade universal que Jesus insistentemente nos pede. De notar momentos muito intenso também com o concerto da Banda Missio, o convívio do Sábado à noite e o teatro “O meu Cristo partido” que foi um bom resumo de uma semana intensa: Cristo precisa de nós. Nós somos os seus pés, somos os seus braços e mãos, somos o seu rosto. Ser missionário é dizer como São Paulo “é Cristo que vive em mim” e ousar fazer o mesmo que Jesus: chamar discípulos e apóstolos dizendo-lhes preciso de ti. Com efeito, ser missionário é precisar do outro e abrir o coração à sua presença, ao seu jeito, aos seus talentos, à sua língua, à sua cultura, e até às suas fragilidades.

Nas paróquias da vigararia de Santo Tirso ficaram corações ardentes e já com pés ao caminho. Em cada uma delas foram escolhidos e nomeados animadores missionários que são fruto de uma caminhada longa de um ano dos párocos com os responsáveis actuais do ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes) no Porto,. Nesta caminhada contactaram-se as paróquias, escolheram-se Animadores Missionários Paroquiais, fez-se o programa da semana, procuraram-se parcerias com a Câmara, e envolveram-se missionários de outras congregações e institutos Ad Gentes (Missionários Espiritanos, Combonianos , Dehonianos, Consolata, Capuchinhos, Sociedade Boa Nova, Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, Irmãs de S. José de Cluny, Escravas da Santíssima Eucaristia, Irmãs Combonianas) e o Secretariado Diocesano das Missões.

Terminou assim uma semana de partilha, centrada na pessoa de Cristo e na sua Palavra, entre tantas pessoas de paróquias diferentes e de missionários vindos dos “quatro cantos do mundo”. Mas não terminou a vontade de ir mais além e de continuar a fazer das nossas comunidades cristãs lugares de alegria onde todos são necessários, e onde todos se sentem em casa. No fim de algumas celebrações ouvi pessoas a dizer a outras “preciso de ti”, “precisamos de ti”, e são tantos os serviços a precisar de cada um de nós com coração missionário

(inf: padre Armando Baptista, SCJ)