JMJ 2023: chuva não impediu mobilização com símbolos em Felgueiras

A cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” da Jornada Mundial da Juventude passaram por hospitais, escolas e fábricas, na vigararia de Felgueiras.

Programa da passagem dos símbolos da JMJ em Felgueiras teve de ser alterado. Ainda assim todos os momentos contaram com a participação de muitos fiéis.

A cruz peregrina e o ícone passaram por escolas da vigararia no dia 18 de outubro. Alunos receberam os símbolos com entusiasmo e com o cantar do já habitual hino da JMJ.

Esta peregrinação dos símbolos foi, para muitos jovens, uma experiência de fé muito intensa que os despertou para a importância deste movimento.

Entre a Escola Secundária da Lixa e a E.B. 2,3 de Airães a cruz e o ícone foram aos bombeiros de Lixa. Caminho fez-se acompanhado de dezenas de alunos que pedalavam, à chuva, em bicicletas.

Pela tarde, os símbolos passaram pela Zona Industrial da Longra onde ocorreu um concerto – dentro de uma fábrica – do Conservatório de Música de Felgueiras, que durou cerca de meia hora.

O programa noturno teve de ser totalmente alterado. A procissão de velas programada deu lugar a uma vigília dentro da Igreja de Lagares que, apesar do temporal, se viu lotada.

Dia seguinte com a mesma condição temporal

No dia 19 de outubro, o mau tempo manteve-se mas a vontade de levar os símbolos a todos os habitantes de Felgueiras não desvaneceu.

Logo de manhã a cruz e o ícone estiveram no hospital, num momento muito intimista. Foram várias as pessoas que se aproximaram dos símbolos, desde profissionais de saúde a utentes.

Depois de passaram pelos bombeiros de Felgueiras a cruz peregrina e o ícone mariano passaram pela escola básica e secundária de Idães, onde foram recebidos com um belo tapete de flores.

Antes de terminar a peregrinação pela vigararia, os símbolos estiveram na “Cercifel, Cooperativa de Solidariedade Social”, onde a alegria e a música deram outro encanto à passagem da cruz e do ícone.

A passagem dos símbolos para a vigararia de Lousada deu-se após a ida ao Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas.

Até 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto. Depois serão entregues à diocese de Setúbal.

MC