JMJ 2023: símbolos em prisões de Paços de Ferreira

Cruz peregrina e ícone mariano “Salus Populi Romani” passaram pela Santa Casa da Misericórdia e por escolas da vigararia de Paços de Ferreira.

A cruz e o ícone visitaram dois estabelecimentos prisionais na vigararia de Paços de Ferreira, no dia 21 de outubro.

Os reclusos presentes veneraram e adoraram os símbolos numa via-sacra. Todos se mostraram interessados em carregar a cruz e o ícone.

O estabelecimento prisional Vale do Sousa tem duas prisões, com vários reclusos mais jovens. Prisioneiros deixaram transparecer a comoção e a alegria do momento.

A cruz e o ícone também visitaram a Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, onde foram recebidos por utentes, que cantaram e se mostraram curiosos com a origem dos símbolos.

Depois, foi vez de passar pela Escola Secundária de Paços de Ferreira, onde muitos alunos acolheram entusiasticamente os símbolos.

Após a ida à prisão os símbolos continuaram a procissão por várias paróquias da vigararia, antes de serem enviados para a vigararia de Paredes.

Dia anterior com caminhada e festa

No dia 20 de outubro, os símbolos foram recebidos no início da tarde e estiveram, até ao final do dia em procissão por muitas paróquias pacenses.

No final do dia ocorreu uma caminhada com os símbolos e uma celebração no pavilhão municipal. Festa reuniu pessoas de todas as idades.

De madrugada, a cruz e o ícone passaram pelos bombeiros voluntários de Paços de Ferreira e pela Guarda Nacional Republicana (GNR) de Paços de Ferreira e Freamunde. Visitas a estes locais foi forma de homenagear o serviço destes profissionais.

Até ao amanhecer do dia seguinte, os símbolos ficaram recolhidos na Igreja de Meixomil.

Até 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto. Depois serão entregues à diocese de Setúbal.