Lousada: Crisma de jovens de 5 comunidades paroquiais

Cerca de 60 jovens de 5 comunidades paroquiais (Caíde de Rei, Lodares, Meinedo, Sta Eulália, Sto Estevão) reuniram-se na Nova Casa de Deus em Meinedo para a celebração de um sacramento da Igreja Católica, no qual os fiéis são confirmados e recebem o Espírito Santo por meio da imposição das mãos do bispo. Esta celebração interparoquial, presidida pelo Reverendo Dom Pio Alves, foi mais uma oportunidade especial para a comunidade católica se reunir, fortalecer os laços entre as paróquias e partilhar a fé de uma maneira mais ampla.

Sendo o crisma um momento importante na vida de um católico, pois marca a confirmação dos dons do Espírito Santo e o compromisso com a fé, quando a celebração é bem organizada e significativa, pode tornar-se uma experiência memorável para os participantes. Não só graças à boa preparação dos candidatos, que incluiu a catequese ao longo de vários anos, reflexões sobre a fé e sacramentos, e aprofundamento da relação com Deus, mas também, devido à participação ativa dos crismandos, catequistas, párocos e bispo, encontrou-se uma atmosfera de acolhimento e fé durante toda a cerimónia. Outros fatores que contribuíram para o sucesso da celebração incluem uma liturgia cuidadosamente planeada, músicas inspiradoras e a presença de familiares e amigos dos crismandos, que celebraram juntos com eles esse momento especial da sua jornada espiritual.

É importante lembrar que o verdadeiro sucesso de uma crisma vai além dos aspectos externos da celebração.

O verdadeiro sucesso está na transformação interior dos crismados, na renovação da sua fé e no compromisso em viver diariamente de acordo com os ensinamentos da Igreja, por isso, todas as comunidades – agora enriquecidas com estes novos adultos na fé – os aguardam nos vários grupos paroquiais.desejando que vivam como verdadeiros discípulos e testemunhas de Cristo.

(inf: Vigararia de Lousada)