Lousada: visita pastoral nas paróquias de Sousela e Lustosa

Na Paróquia de Nossa Senhora da Expectação de Sousela (16 a 20 de fevereiro)

A Paróquia de Sousela acolhe com grande alegria a visita do Sr. Dom Pio. A comunidade paroquial pretende mostrar-lhe os ritmos e o quotidiano da prática cristã desta terra.

A Visita Pastoral a Sousela acontece entre os dias 16 e 20 de Fevereiro.

Na quarta-feira, dia 16, às 14:30h, o Sr. Bispo visitará o Centro Escolar de Sousela do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca – Lousada que possui Jardim de Infância e 1º Ciclo. De seguida visitará algumas empresas da área geográfica da Paróquia.

Na quinta-feira, dia 17, da parte de tarde, será acompanhado pelo pároco numa série de visitas a doentes. Ao final da tarde, às 19h, presidirá à Eucaristia Ferial na Igreja Paroquial. Após o jantar, pelas 21h, participará num encontro com todos os colaboradores da comunidade no espaço do Auditório Paroquial.

A sexta-feira de tarde, ficou reservada para uma visita às instalações do Centro Social e Paroquial de Sousela, onde se encontrará com os colaboradores e terá oportunidade de conviver um pouco com os utentes da Resposta Social de Centro de Dia. Logo de seguida, fará ainda mais algumas visitas a empresas da terra.

No sábado, dia 19, pelas 15h, haverá lugar a um encontro geral com a catequese da Paróquia no Auditório Paroquial, onde se contará com a presença de todas as crianças, respetivos pais e os catequistas. Ainda nesta tarde, às 16:30h, será recebido pela Junta de Freguesia nas suas instalações, onde deixará uma palavra às várias associações/coletividades da terra.

O momento alto desta Visita Pastoral acontecerá no Domingo, dia 20, às 9:45h, com a celebração da Eucaristia Dominical no espaço do Salão Paroquial.

Será um momento digno de registo na história desta comunidade e, com certeza, o Sr. Dom Pio, deixará palavras de alento e sugestões a toda a comunidade, para que possamos ser uma verdadeira família cristã ainda mais unida.

Na Paróquia de São Tiago Maior de Lustosa (24 a 27 de fevereiro)

Lustosa acolhe com alegria a notícia da visita do Sr. Dom Pio Alves à comunidade paroquial.

Esta Visita Pastoral decorrerá entre os dias 24 e 27 de fevereiro. O Sr. Bispo começará na quinta-feira de manhã, dia 24, por visitar a Escola Básica e Secundária de Lousada Norte – Lustosa e de seguida o Centro Escolar de Lustosa que possui Pré-escolar e Ensino Básico. Ainda nessa manhã, marcará presença nos Centros de Estudo “Crescer Feliz” e “A magia das Letras”.

O Almoço deste dia será no Centro Social e Paroquial de Lustosa, ao qual se seguirá uma visita às instalações da Instituição. Passará pela Sede do Agrupamento de Escuteiros de Lustosa (CNE) e presidirá à Eucaristia Ferial na Igreja Paroquial às 17h. Este dia terminará com um encontro com todos os colaboradores da comunidade paroquial às 21h.

Na sexta-feira, dia 25, o dia começará com a visita a algumas empresas da área geográfica de Lustosa e a tarde desse dia será reservado à visita de alguns doentes. Ainda haverá lugar para participar numa vigília dos Escuteiros às 20:30h que farão a celebração de Promessas nesse fim de semana.

No sábado de tarde, dia 26, realizar-se-ão dois encontros gerais de catequese, com as crianças, pais e catequistas: às 14:30h com a catequese da Infância e às 16h com a adolescência e jovens, nas instalações do Centro Escolar de Lustosa. Ainda nesta tarde, pelas 17:30h, o Sr. bispo será recebido pela Ex.ma Junta de Freguesia nas suas instalações, onde marcarão presença as Associações e Coletividades da terra. Este dia culminará com a celebração da Eucaristia Vespertina, na Igreja Paroquial, às 19h, onde participará o Agrupamento de Escuteiros, fazendo novas promessas para alguns elementos de algumas Secções.

O ponto mais alto desta Visita Pastoral será no Domingo, quando o Sr. Dom Pio presidir à celebração dominical na Igreja Paroquial às 10:30h.

Com certeza, este será um tempo marcante na comunidade que sentirá a presença do Pastor no meio das ovelhas. O Pastor, sem dúvida que promoverá uma renovação na comunidade e deixará desafios e oportunidades de todos crescermos como família.

(inf: padre António Teixeira)