Mais de centena e meia de jovens crismados na Vigararia de Paredes

No passado dia 23 de outubro, na igreja nova de S. Pedro da Sobreira, foi celebrado o Crisma de 153 jovens de dez paróquias da Vigararia de Paredes (Parada de Todeia, Recarei, Sobreira, Cete, Mouriz, Urrô, Gandra, Aguiar de Sousa, Cristelo e Duas Igrejas). A celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Sr. D. Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar da Diocese do Porto, na presença dos párocos das referidas paróquias, diácono, grupos de acólitos, grupo coral inter-paroquial e restante comunidade.

A tarde, embora chuvosa, não impediu que estes crismandos, com as suas famílias e amigos, enchessem por completo o belíssimo templo, dando um colorido muito festivo à celebração.

Depois do acolhimento e apresentação dos crismandos feita pelo pároco, Pe. Pedro Silva, seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na homilia, o Sr. D. Armando, sempre em tom muito solene, referiu que estes jovens são profetas da Esperança, num tempo tão rico como o que vivemos na preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Foi lembrado o quadro do Evangelho do XXX domingo do Tempo Comum, em que nos mostrava duas atitudes diferentes de rezar: o fariseu altivo e o publicano humilde. O primeiro apenas centrado em si, cumpridor da lei, mas dispensando Deus da sua vida; o publicano, numa atitude humilde, denotando querer mudar e para isso precisava de Deus e do seu perdão. É nesta atitude de humildade que Deus precisa destes jovens, para iniciar um trabalho juntos. Aqui nasce todo o tipo de Missão: recomeçar sempre a partir da misericórdia de Deus.

Em Dia Mundial das Missões, dizia o Sr. D. Armando, que Deus precisa destes rostos belos e alegres no meio do mundo para serem sinal de Cristo. Aos pais, advertiu da grande necessidade de ensinar os filhos desde pequenos a rezar. É o primeiro sinal de gratidão a Deus pelos filhos: «Falar de Jesus aos filhos é como ensinar a viver». Nesta data consagrada ao trabalho missionário, foi sublinhada a necessidade de se sentir a urgência de vidas que testemunhem Cristo até aos confins do mundo, de se deixar o individualismo que enfraquece tantas vezes a missão para partirmos numa atitude sinodal, como quem vai lado a lado.

Lembrou ainda o Sr. D. Armando o nome de alguns jovens que, no seu entusiasmo e no seu tempo, partiram para levar Cristo a muitos outros: Santo António, S. Bartolomeu dos Mártires, o jovem jesuíta João Fernandes, martirizado ao largo das Canárias, a jovem Beata Chiara Luce Badano, identificando-se com Cristo abandonado na cruz, o beato Carlo Acutis, cuja vida de apenas 15 anos foi preenchida com um grande amor a Maria e à Eucaristia. Dirigindo-se aos crismandos, D. Armando lembrou que Deus ama e conta com eles, e que foram importantes os seus pais, padrinhos, catequistas, párocos, comunidade, para lhes dar a conhecer Jesus e a amar os irmãos. «Que o vosso sim seja um compromisso com a Missão», dizia o Sr. Bispo.

No final, o testemunho de um crismado, referindo o trabalho pastoral que alguns já abraçam e que é a razão de ser deste dia: a necessidade de serem enviados. Em gesto simbólico, seguiu-se um pequeno rito de envio e entrega de um «passaporte para a Missão». Foram proferidas breves palavras de agradecimento do pároco a todos, especialmente ao Sr. Bispo, assim como a apresentação à comunidade do seminarista do 5.º ano do Seminário Maior, Emanuel Mata, que iniciou o seu estágio nestas paróquias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira. O Emanuel agradeceu o acolhimento e manifestou a sua alegria por poder passar este tempo connosco.

Esta celebração do Crisma foi o momento mais alto de um fim-de-semana extraordinariamente belo, com a passagem dos símbolos da JMJ pela Vigararia de Paredes. As paróquias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira desejam a estes jovens e ao seminarista Emanuel as maiores felicidades neste caminho de Missão.

(inf: vigararia de Paredes)