Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis

A 21 de novembro de 2019, criei a Comissão Diocesana para o Cuidado dos Frágeis, pelo prazo de três anos, para a “promoção de uma cultura do cuidado das vulnerabilidades e fragilidades, em todos os âmbitos da sociedade, mas especialmente no interior das comunidades eclesiais que constituem esta Diocese do Porto”, “formação de agentes pastorais” e para a promoção de uma cultura “que previna todas as formas de violência e abusos, mormente a violência doméstica, pedofilia, «bullying», assédio, intimidações, coação sobre idosos, etc.”.

No decreto de criação também se referia que uma das suas principais tarefas seria “o acolhimento, receção e análise preliminar de eventuais denúncias de pedofilia e todos os tipos de violência imputada a pessoal eclesiástico desta Diocese, bem como a religiosos e leigos que trabalhem, de forma estável, para as suas instituições”.

Terminado o período para a qual foi formada e dando seguimento a uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa que recomenda que estes organismos sejam constituídos exclusivamente por leigos,

Hei por bem

Reconduzir a COMISSÃO DIOCESANA PARA PROTEÇÃO DE MENORES E ADULTOS VUNERÁVEIS pelo prazo de mais três anos, renováveis, passando a ser constituída pelos seguintes membros:

• Drª. Sofia Lopes Cardoso (Presidente)
  • Dr. Francisco Maia Neto
  • Dr. José Joaquim Almeida Lopes
  • Dra. Maria José Coelho Mandim
  • Profª Doutora Maria Rita Aranha da Gama Lobo Xavier
  • Dr. Rui Augusto Moreira

Dada no Porto e Paço Episcopal, aos 15 de março de 2023.

Dom Manuel Linda Bispo do Porto

PEDIR AJUDA

Face a uma suspeita ou revelação de abuso sexual por parte de um agente pastoral da Igreja Católica, deve sinalizar a situação e pedir ajuda.

A quem?

Diocese Porto - Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis

E-mail: porto@comissaodiocesana.pt

Morada:  Casa Diocesana – Seminário de Vilar, R. Arcediago Van Zeller, 50 – 4050-621 PORTO