Proposta pastoral do Advento ao Natal 2022-2023

Abraça o presente de Natal: é Cristo vivo!

Cristo vivo é o nosso Presente de Natal

O nosso Plano Diocesano de Pastoral 2022-2023 (PDP) propõe-nos o lema específico «abraça o presente», à imagem do abraço entre Maria e Isabel, na cena bíblica da Visitação (Lc 1,39-45), que inspira a temática da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Ali se explicam as várias dimensões que este «abraço» e este «presente» podem significar. Entre os vários presentes (tais como a graça deste hoje que vivemos, o processo sinodal em curso, a JMJ e os jovens que nos visitam), o grande Presente é ontem, hoje e sempre, a Pessoa e o acontecimento de Cristo vivo. É o dom do Filho de Deus. O nosso Presente é a graça de um Menino, que nos foi dado, de um Menino que nasceu para nós (cf. Is 9, 5).

É este o Presente de Natal que nos cabe abraçar, como Maria e Isabel, pois este “é o abraço de quem se acolhe mutuamente no amor, de quem partilha o Evangelho da Vida em carne viva” (PDP, 2022-2023, p.10).

Neste espírito, a Equipa Diocesana de Coordenação deste Triénio Pastoral, quer oferecer uma proposta pastoral à comunidade diocesana, para os tempos litúrgicos do Advento e do Natal – e logo depois para os tempos da Quaresma e da Páscoa – de modo que continuemos a dinâmica entusiasta e participativa do nosso caminho de preparação para a JMJ, sem perder de vista o lema pastoral abraça o presente. Esse lema concretiza-se agora no apelo “Abraça o presente do Natal: é Cristo vivo” (Christus vivit, n.º 1).  Trata-se, em todo o caso, do acolhimento de Cristo vivo, ao jeito de Maria, desde o mistério do Seu nascimento, na luz da Sua Páscoa gloriosa.

Documentos de apoio para download:

1. Caminhada do Advento ao Natal (Ficheiros)

- Proposta Pastoral do Advento ao Natal 2022 2023

- Proposta Pastoral do Advento ao Natal 2022 2023 (versão word)

2. Recursos gráficos

- Banners e imagens para redes sociais, para a divulgação da Caminhada