POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Plano Diocesano de Pastoral 2025/2028


Um Plano que nos projeta em esperança

 

Este é o título que abre o Pórtico do nosso Plano Diocesano de Pastoral (PDP). Propomos um Plano para um triénio pastoral 2025/2028, mas apontando e desenhando, de algum modo, um projeto pastoral, com os olhos postos no Ano Jubilar de 2033. O PDP 2025/2028 é um documento de fundo, mais extenso, com mais reflexão e mais pormenor, quanto à reflexão e às propostas pastorais. Deve merecer uma leitura atenta, por parte de todos. Para facilitar o seu aproveitamento, entendeu-se necessário, elaborar um Guião prático, mais acessível, mais «à mão», na hora de programar a ação pastoral, de discernir caminhos, de fazer opções, de pôr em prática.

 

Na elaboração do PDP 2025/2028, há três referências incontornáveis que nos inspiram para o próximo triénio pastoral:  a celebração do Jubileu até à sua conclusão a 6 de janeiro; a implementação do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos «Para uma Igreja Sinodal comunhão, participação e missão» em 26/10/2024 – sigla «DF» e a resposta concreta às sugestões pastorais da Síntese elaborada pela Comissão Sinodal Diocesana em junho de 2022 – sigla «SD». Na linha da receção do Sínodo sobre a sinodalidade da Igreja, a Secretaria-Geral do Sínodo ofereceu-nos, no passado dia 7 de julho algumas “Pistas para a fase de implementação do Sínodo 2025-2028 – sigla «PFI».

 

O primeiro passo para a implementação implica a leitura do DF, que deve ser apoiada e alimentada pela oração, tanto comunitária quanto pessoal, centrada em Cristo, mestre da escuta e do diálogo (cf. DF 51) e aberta à ação do Espírito.

 

O lema pastoral «Peregrinos de esperança» do ano jubilar em curso inspira-nos, pois, a continuar na mesma senda sinodal, «por caminhos de esperança». O único objetivo pastoral é o de “envolvermos todos e desenvolvermos juntos percursos e recursos para a implementação de uma Igreja sinodal na nossa Diocese do Porto”. O compromisso é o de vivermos o caminho eclesial de cada Igreja com uma mentalidade sinodal, dentro de um horizonte sinodal, amadurecendo um estilo sinodal que constitui o pré-requisito para uma forma de Igreja sinodal. “Que a sinodalidade se torne uma mentalidade nos corações, nos processos de decisão e nos modos de agir” (Leão XIV, Discurso, 17/06/2025).  

 

Não se pretende acrescentar trabalho a trabalho, para responder às solicitações que vêm de fora ou de cima, mas ajudar a Diocese a caminhar em estilo sinodal. Importa assumir e cruzar as propostas do DF com as da SD. Fizemo-lo, tendo igualmente em conta as PFI.

 

Estes documentos inspiradores cuja leitura atenta recomendamos vivamente – podem então servir-nos de inspiração e de guia prático, para a planificação pastoral.

 

O documento PFI elenca 11 domínios específicos em que as várias comunidades são chamadas a partilhar os passos dados, na implementação do processo sinodal.

 

No PDP 2025/2028 apresentamos um capítulo (III) que desenvolve e concretiza, para um projeto pastoral, a longo prazo, alguns caminhos de esperança, que importa abrir, para concretizar, pouco a pouco, a mudança desejável, de forma que Jesus Cristo e a alegria do Seu Evangelho sejam sempre mais anunciados, celebrados mais dignamente e mais vividos coerentemente.  

 

Seria aconselhável ler o texto integral do Plano Diocesano de Pastoral e discernir em comunidade, ano após ano, os desafios que têm mais a ver com a nossa realidade concreta.

 

 

Documentos:

 

Recursos gráficos:

1) Guia de imagem do PDP 2025/2028 (.pdf)
2) Logótipos em formato de imagem .png (.zip)
3) Logótipos em formato vetorial (.pdf)

 

Oportunamente serão disponibilizados livretos para quem quiser fazer alguma edição gráfica.

 

 

Feliz ano Pastoral. Somos um Porto Peregrino, que quer abrir caminhos de esperança.

 

Equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral
31 de julho de 2025